Sobre a crescente tendência de personalização

Durante 2017, a personalização converteu-se em tendência no setor da impressão digital. Mas o que é? Que vantagens traz? E, mais importante, pode ganhar-se dinheiro com este serviço?

A personalização afeta tanto os serviços como os produtos que venda qualquer empresa. Um estudo da Deloitte revelou que os clientes desejam encontrar serviços e produtos adaptados às suas exigências. A boa notícia nesta procura crescente é que há muitos clientes que estão dispostos a pagar mais por isso – 20% mais. Ao implementar no seu negócio a estratégia de oferecer uma experiência adaptada a cada cliente, poderá aumentar significativamente as suas margens de lucro. Este estudo, levado a cabo no Reino Unido, reflete uma tendência que se espalha na Europa, e no Mundo.

Como se podem abrir novos mercados com a personalização?

Com criatividade, ideias e novas fontes de rendimento, chega a oportunidade de introdução em novos mercados que, possivelmente, não tinham sido considerados antes: pequenos comércios, ginásios, museus, parques temáticos, atrações turísticas e muito mais – assim como o mercado online.

A demanda de personalização

De fato, os fornecedores de serviços de impressão que responderam ao estudo da FESPA 2015, confirmaram que, entre os seus clientes, a procura pela personalização aumentou 54%, e os pedidos de serviços na hora aumentaram 66%. Os impressores estão a responder a esta tendência crescente diversificando os seus serviços. Segundo os resultados do inquérito, o motivo mais comum para investir em novos produtos é o desejo de poder oferecer novos produtos e serviços (em 44% dos casos).

Definição de personalização em série

Personalização à medida:Impressão ou transferência de uma imagem, logótipo ou grafismo em qualquer suporte de merchandising, como canecas, telemóveis tablets, lenços, etc. É a definição mais popular de personalização para a maioria dos utilizadores, e está cada vez mais acessível e mais lucrativa.

Personalização em série: Os objetos produzem-se em série, mas são personalizados de acordo com preferências individuais. Um bom exemplo é a impressão de nomes individuais nos rótulos de bebidas energéticas ou os porta-chaves personalizados que se encontram nas lojas de brindes.

Personalização limitada: Os objetos são produzidos em série, mas o cliente tem opções limitadas na personalização. É o caso das t-shirts de futebol, já que o cliente pode optar por personalizar a letra, os números, conseguindo um produto adaptado às suas preferências.

UV e a personalização

A impressão digital UV é uma das melhores tecnologias para a personalização de produtos. A possibilidade de imprimir diretamente em qualquer objeto ou superfície – gravação em relevo, texturas e efeitos 3D – e a possibilidade de personalizar cada elemento individualmente, fazem da impressão UV uma área interessante para explorara se procura novas formas de crescimento empresarial.

O estudo sobre o setor, FESPA 2015 sugere que, num futuro próximo, as impressoras UV serão as mais vendidas para empresas de impressão. Sem entrar em detalhes técnicos, A Roland DG vem desde há muito investigando a tecnologia UV para reunir num único equipamento todas as caraterísticas que permitam aos seus utilizadores, gerar novas oportunidades de negócio.

A série VersaUV é uma das mais populares do mercado de injeção de tinta, desenhada especialmente para a personalização.

Guia para a personalização

Aumente as visitas, crie passa-palavra e aumente os lucros com a tecnologia Roland DG. O que espera? Desbloqueie todo o potencial do retalho.

Tintas vibrantes e resistentes

Com a série VersaUV LEF poderá não só imprimir capas de telemóvel, mas também fazê-lo numa ampla variedade de materiais: madeira, plástico, acrílico, cartão, tela, couro e numa incrível panóplia de objetos como esferográficas, tablets, bolas de golf, porta chaves, troféus e placas.

Também é possível imprimir em vidro e metal, se se aplicar antes um primário. Uma camada base de tinta branca permite imprimir em materiais transparentes ou escuros, enquanto que uma camada de verniz produz acabamentos brilhantes, mate, relevos ou texturas 3D. Tudo isto acrescenta potencial ao seu negócio com um único dispositivo UV.

Veja as impressoras UV