QPrint Osona

Cosmética e novas oportunidades de negócio com a impressão digital

A Qprint Osona, S.L. é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no setor das artes gráficas. A empresa começou por prestar serviços de serigrafia e de tampografia e, pouco a pouco, foi alargando a sua oferta graças à tecnologia digital e à aprendizagem de novas técnicas.

Após a sua fundação, em 2001 apostou em proporcionar um serviço de qualidade. Para consegui-lo, a empresa dispõe de departamentos próprios de serviço ao cliente, de design, de pré-impressão e de serviço técnico para controlar o processo de impressão do início ao fim.

Graças à versatilidade da sua equipa humana, desenvolvem projetos em setores muito diversos tais como a cosmética, o packaging, a eletrónica, etc. E apesar de serem especializados no setor da serigrafia, não duvidaram em evoluir e em lançar-se na impressão digital com o objetivo de satisfazer ao máximo as necessidades dos seus clientes.

QPrint aposta pela personalização

Atualmente, 80% do seu negócio está concentrado nos setores da perfumaria e cosmética, mas desde há alguns anos a esta parte, uma nova tendência cruzou o caminho do seu negócio trazendo-lhes novas oportunidades e benefícios. A aposta da empresa pela personalização está a mudar o negócio.

Atualmente, 80% do seu negócio está concentrado nos setores da perfumaria e cosmética, mas desde há alguns anos a esta parte, uma nova tendência cruzou o caminho do seu negócio trazendo-lhes novas oportunidades e benefícios. A aposta da empresa pela personalização está a mudar o negócio.

Em 2017, a empresa adquiriu a impressora versátil digital VersaUV LEF-300 da Roland DG para a impressão direta sobre objetos. Graças a este equipamento, a Qprint pôde dar resposta a novos tipos de pedidos: tiragens reduzidas para cosmética e perfumaria, brindes promocionais, produção de brinquedos personalizados, impressão de painéis de controlo, etc. Atualmente, 20% do volume de negócios vem daquilo que a VersaUV LEF produz. Trabalhos que antes não podiam ser executados pela impressora plana, por razões de qualidade, podem agora ser feitos com a LEF.

Há apenas dois meses, adquiriram uma empresa dedicada ao merchandising e integraram na sua oferta artigos promocionais para o setor desportivo e corporativo. Foi a partir daí que também começaram a produzir camisolas, cantis, cachecóis, canecas, etc. Além disso, e a título de curiosidade, para testar todas as possibilidades da VersaUV, decidiram imprimir sobre nozes. Sim! Nozes! Utilizaram este produto como campanha de Marketing para promover a versatilidade da impressão.

Segundo afirma o gerente da empresa, Jordi Soler, “a aplicação que mais sucesso obteve é a da impressão de tampas personalizadas. Personalizamos tampas para o setor cosmético, assim como perfumes, cremes, etc.”.

 

Atualmente, o volume de produção da empresa com a VersaUV LEF-300 situa-se em cerca de 5000-17 000 tampas diárias, como o objetivo de chegar às 100 000 num curto espaço de tempo. Para consegui-lo, já implementaram recentemente um terceiro turno de produção que responde à elevada procura. Desde que a LEF-300 foi instalada, alguns trabalhos realizados até então com serigrafia são agora realizados com tecnologia UV. Para o setor dos brindes promocionais, são efetuadas pequenas tiragens e para a cosmética, grandes tiragens (mínimo de 100 unidades). A serigrafia está orientada para a produção de grandes tiragens, ao passo que, com a impressão digital, podem ser personalizadas tiragens muito reduzidas de artigos de maneira rentável.

Jordi Soler explica que, quando tomaram a decisão de integrar um equipamento de impressão UV na cadeia de produção, os primeiros elementos que tiveram em conta foram o tamanho do equipamento, a qualidade e a velocidade. Além desses fatores, foi o serviço da Roland e a grande relação qualidade-preço dos seus equipamentos os que fizeram inclinar a balança para um lado “a Roland mostrou ter para connosco um tratamento próximo, tivemos um contacto direto com o fabricante e com o distribuidor. Antes de comprar o equipamento, pudemos testá-lo nas instalações da empresa e, assim, constatar a qualidade de impressão que ofereciam para o nosso produto”. Continua: “comparámos os diferentes equipamentos de impressão líderes de mercado, e foi a qualidade e o suporte técnico da Roland DG aquilo que nos cativou”. Acrescenta: “Além disso, já conhecia a fiabilidade da marca, uma vez que durante mais de 15 anos tinha trabalhado com um cortador Roland da Série CAMM-1”.

A tecnologia de impressão digital dá maior estabilidade do que a serigrafia/tampografia. “Em serigrafia, ao estar a imprimir durante 16 horas, as condições externas como a temperatura e a humidade afetam a estabilidade das impressões realizadas, ao passo que, com a impressão digital, isso não acontece”, afirma o proprietário.

No que diz respeito à técnica de impressão, utilizam a tecnologia UV porque lhes permite trabalhar sobre materiais duros. Através do distribuidor oficial da Roland Digital Cat, descobriram esta tecnologia que lhes permite agora disponibilizar novas soluções ao setor da cosmética. Graças à tinta verniz e à aplicação de um fundo primário, podem criar relevos e texturas em embalagens para dar um toque especial.

Segundo nos comenta Jordi: “os clientes do setor da cosmética são muito exigentes, precisam realizar testes e controlos de qualidade para avaliar se as embalagens cumprem os requisitos de qualidade, dureza e durabilidade”. Para responder a todas estas exigências, a Qprint conta com a máxima versatilidade com a combinação da serigrafia/tampografia com a tecnologia de impressão digital."

Para mais informações visite a página da Qprint Osona:

http://www.qprintosona.com/

Descobra as impressoras de objetos